Dourados-MS,
 Camara municipal-principal

Em busca de afirmação, Jair e Barbieri fazem duelo da nova geração

Tanto Maurício Barbieri quanto Jair Ventura assumiram suas respectivas equipes durante a temporada de 2018

Futebol
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Flamengo e Corinthians jogam suas últimas fichas em competições eliminatórias na temporada, nesta quarta-feira (12), às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. Além de colocar dois times que buscam se recuperar da instabilidade vivida, a partida de semifinal da Copa do Brasil coloca frente a frente Jair Ventura e Maurício Barbieri, técnicos da chamada nova geração que buscam se firmar no cenário nacional.

Apesar de nenhum dos treinadores terem títulos em suas carreiras, o comandante do Timão tem mais experiência na bagagem. O filho de Jairzinho levou o desacreditado Botafogo até a quarta de final da Copa Libertadores após sair das fases preliminares e a semifinal da Copa do Brasil na temporada passada.

Contudo, ele não conseguiu reproduzir as boas campanhas no Santos, ficando na semifinal do Campeonato Paulista e sendo demitido após a pausa para a Copa do Mundo por causa das más atuações e da campanha ruim no Campeonato Brasileiro, beirando a zona de rebaixamento.

Por sua vez, Maurício Barbieri teve como seu principal trabalho antes do Rubro-Negro o cargo de treinador do Red Bull Brasil. Ele também teve breves passagens pelo Desportivo Brasil e pelo Guarani. Sua grande chance veio quando Paulo Cesar Carpegiani foi derrotado na final do Campeonato Carioca. O treinador de 36 anos ficou como interino até ser efetivado durante a Copa do Mundo.

Barbieri foi um dos responsáveis por elevar o nível de jogo do Flamengo, que foi para a pausa para o Mundial da Rússia na primeira colocação do Campeonato Brasileiro. No entanto, o time não voltou bem para o segundo semestre, caindo para a quarta colocação no torneio nacional e sendo eliminado pelo Cruzeiro na Libertadores depois de perder por 2 a 0 no Maracanã.

Agora os dois se enfrentam para garantir vaga na grande decisão contra o vencedor de Palmeiras e Cruzeiro e ficar a dois jogos do primeiro título na carreira. Jair Ventura pode provar o motivo de ter sido contratado pelo Corinthians, enquanto Maurício Barbieri pode afastar de vez os rumores de que pode ser demitido.