Dourados-MS,
PRINCIPAL OK

Dourados domina futsal e leva também basquete feminino na Copa do Campeões

Esporte
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dourados foi destaque nas etapas do basquetebol e futsal da Copa dos Campeões, torneio que reúne as seleções municipais de melhor colocação nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, realizada em Coxim na última semana. Das quatro competições disputadas, os títulos vieram no futsal feminino e masculino e no basquete feminino.

O evento foi organizado pelo Governo do Estado, via Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). Ao todo, 250 estudantes-atletas (106 no feminino e 144 no masculino), faixa etária de 15 a 17 anos, participaram do campeonato, representando 17 municípios.

Domínio no Futsal

No futsal, Dourados levou a melhor tanto no feminino, quanto no masculino, repetindo o feito dos Jogos Escolares. A campanha das meninas foi quase perfeita, com quatro vitórias e um empate. Na fase classificatória, as douradenses venceram Corumbá por 8 a 1, Maracaju por 2 a 0 e ficaram no 2 a 2 com Amambai, suficiente para avançarem na primeira posição. Na semifinal não economizaram gols e fizeram 10 a 3 em Aquidauana. Na decisão, goleada por 6 a 1 sobre Costa Rica que valeu o título.

Um dos destaques do time douradense feminino é Maria Eduarda Sena, a pivô de 17 anos é uma das convocadas para a Seleção do Mato Grosso do Sul e já pensa na etapa nacional. “A Copa dos Campeões é diferente, tem mais cobrança. Intensificamos a preparação e nos concentramos bem. Agora, vamos com tudo para o Brasileiro, representar bem nosso estado”, frisa a camisa 11.

No masculino, 100% de aproveitamento dos garotos de Dourados. Na primeira fase, vitórias sobre Coxim por 6 a 3, Corumbá por 2 a 1 e Ribas do Rio Pardo por 4 a 3. Na semifinal, atropelo sobre Anastácio por 5 a 0. Na decisão, repetição da final dos Jogos da Juventude com Campo Grande, mas a revanche do time da Capital vai ficar para o ano que vem. Vitória dos douradenses por 3 a 2 e taça na bagagem.

Basquete

A competição feminina foi disputada em grupo único e Dourados não deixou chances para as adversárias, levantando a taça com três vitórias. Na estreia, vitória sobre Rio Brilhante por 54 a 49. Depois as adversárias foram de Paranaíba e outra vitória, agora por 31 a 24. A confirmação do título veio com o placar de 41 a 35 sobre Três Lagoas.

No masculino, o desempenho não foi o mesmo de outros anos. Na primeira fase, derrotas para Rio Brilhante por 65 a 60 e para Caarapó por 74 a 59, fechando com vitória sobre Corumbá por 65 a 48. Na disputa entre 5º e 8º, vitória sobre Aquidauana por 70 a 37 e derrota para Maracaju por 66 a 53, fechando a competição na sexta posição.

Jogos Brasileiros

Os técnicos vencedores da Copa dos Campeões convocaram a seleção sul-mato-grossense para os Jogos da Juventude, organizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). A competição, envolvendo todos os estados e o Distrito Federal, terá sede em Aracaju (SE), de 1º a 18 de setembro. Antes, os 18 melhores atletas de cada modalidade e gênero se concentrarão em Campo Grande para a Semana Intensiva de Treinamento, de 11 a 15 de julho, que terá na programação treinos de alto rendimento, palestras e amistosos.