The current Bet365 opening offer for new customers is market-leading bet365 mobile app You can get a free bet right now when you open an account.

Médico Eduardo Marcondes recebe título de Cidadão Sul-mato-grossense

Médico Eduardo Marcondes recebe título de Cidadão Sul-mato-grossense

O médico pediatra Eduardo Marcondes recebeu nesta terça-feira (17), em solenidade ocorrida na Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Sul-mato-grossense. A honraria é prevista no Regimento Interno da AL e tem como objetivo agraciar personalidades que se dedicaram ao trabalho sócio, político ou econômico para o desenvolvimento e projeção de Mato Grosso do Sul. As homenagens fazem parte das atividades em comemoração ao aniversário de 40 anos da divisão do Estado.

Nascido no Rio de Janeiro (antiga capital federal), em 12 de agosto de 1948, filho de José Alves Marcondes, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e ex-promotor de justiça de Ponta Porã, e de Gelcy Maria Teixeira Marcondes, professora, Marcondes cursou o ensino primário na escola pública José de Alencar, ainda no Rio. Após ser aprovado em concurso de admissão, ingressou no colégio São Bento do Rio de Janeiro, onde participou de várias atividades intelectuais, escrevendo para um jornal estudantil chamado Avanço. Formou-se na faculdade de medicina de Mogi das Cruzes/SP e fez residência médica de Pediatria no Instituto Fernandes Figueira da Fundação Osvaldo Cruz. No Rio. Prestou concurso para o Ministério da Saúde (na época do Inamps) e após o termino da Residência transferiu-se para Dourados, ainda no Mato Grosso uno.

Além de exercer a medicina até hoje, Marcondes ocupou vários cargos públicos e em entidades de classe. Foi secretário de Saúde do município por duas vezes, vereador também por dois mandatos, presidente da Associação Médica de Dourados e região, vice-presidente da Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul. Ainda na seara política foi suplente dos senadores Ramez Tebet e Valter Pereira e vice presidente da Câmara Municipal de Dourados. Foi ainda vice-presidente da Famasul (a Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul).

Após formado, preocupou-se em aprimorar conhecimentos, sobretudo no que se refere à Saúde Pública, com destaque para a pós-graduação em Saúde Pública e MBA em administração e auditoria pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Esse aprimoramento contribuiu para a atuação no setor público. Na condição de secretário de Saúde, foi responsável pela implantação dos principais Postos de Saúde da cidade e do PSF (Programa de Saúde da Família), além de habilitar o município ao SUS (Sistema Único de Saúde) e ser o responsável pela implantação do primeiro sistema de tratamento público homeopático do Brasil.

O pediatra afirmou, ao receber o título de Cidadão Sul-mato-grossensse, sentir-se “honrado e sereno”. “Olhando pelo retrovisor penso ter feito juz ao estado que me acolheu, onde constituí família e exerço minha profissão. Dei o meu melhor como homem público e procuro exercer a medicina com ética e responsabilidade. Sempre defendi mais recursos para o SUS, a medicina preventiva e a paz no campo. É uma honra depois de mais de 40 anos de dedicação a esta terra receber este título. Agradeço aos deputados e dedico à minha família, que muitas vezes teve que abrir mão da minha presença por conta das minhas atividades na vida pública e como médico”, afirmou Marcondes.

Douranews