The current Bet365 opening offer for new customers is market-leading bet365 mobile app You can get a free bet right now when you open an account.

Cultura se fortalece em cem dias e segue com ações de ‘descentralização’

Cultura se fortalece em cem dias e segue com ações de ‘descentralização’

A Prefeitura Municipal de Dourados por meio da Secretaria Municipal de Cultura tem oferecido e apoiado atividades de música e artes cênicas. Além da maior oferta, a gestão tem expandido ações para os bairros e distritos que antes não contavam com as mesmas dentro do foco da "descentralização".

Logo nos primeiros dias de gestão o Conselho Municipal de Cultura foi reorganizado e as festas tradicionais de Dourados como Festa Junina e o Dourados Brilha começaram a ser ‘formatadas’.

Projetos para reforma do Teatro Municipal e da Restauração da Usina Velha – Senador Fillinto Muller- têm sido desenvolvidos com o objetivo de fomentar o setor.

A gestão estruturou aulas de violão em várias regiões da cidade para crianças, jovens e idosos. Inicialmente eram 140 vagas e com demanda foi necessário estender a atividade. São 200 vagas nos seguintes pontos: Ceper do 3º Plano, Associação do Guaicurus, Praça da Juventude, Centro de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão (Jorjão), Teatro Municipal, Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Pet Indígenas.

Outras atividades culturais já estão sendo traçadas para acontecerem em breve, entre estas aulas de teatro.

Em março foi promovido o encontro dos artesãos de Dourados em homenagem ao Dia do Artesão. A celebração contou com a participação de um grande número de artistas, houve apresentações do escritor e membro da Academia Douradense de Letras, Merlinton João Braff, no violino; em seguida a poetisa Odila Lange e encerrando, Ilson Ozório com seu violão. Além dessas apresentações, os artesãos mostraram seus trabalhos e debateram ações da Secretaria voltadas aos artistas.

Neste início de gestão, a Secretaria também concedeu apoio logístico e organizacional do Fórum Municipal de Cultura.

A ‘Cultura’ intermediou a organização do Programa Bairro a Bairro, em Vila Vargas. Na oportunidade aconteceram apresentações musicais e distribuição de 70 kits de livros e CD’s de artistas de Dourados, além de sessões de cinema para crianças.

A instituição realizou parceria para que diversos eventos acontecessem sendo estes voltados a diversos públicos, tais como: Espetáculo Patas Ariba – produzido pela Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul; o Congresso Nacional de Pesquisadores Negros – Produzido pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)-; Espetáculo Judith e sua Sombra de menino – Produzido por Junia Pereira; Espetáculo Cronovisor – Sobre a vida e a obra de Renato Russo – estreia da Série Guateka produzida pela Plug In; Apoio as gravações da série nacional Natasha também da Pulg In; Espetáculo Infantil Shrek de produção da FEMS; Espetáculo Infantil Kid Festival; Espetáculo Auto da Compadecida de produção Curso de Artes Cênicas da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados; o Espetáculo Patrulha Canina; Apoio as Gravação da AVATZ Cia Teatral.

Foi realizado edital de contratação de profissionais para atuação em instituições de Dourados do segmento da dança e eventos. O projeto Nace (Núcleo de Arte, Cultura e Esporte) também tem contado com demandas atendidas pela Secretaria.

O 1°Festival Literário de Dourados organizado pela secretaria já está encaminhado para agosto.

Ainda dentro do aspecto de expandir as atividades culturais em Dourados, outros festivais já estão sendo planejados e os eventos já tradicionais do calendário do município como a Festa do Peixe, Jogos da Juventude, entre outros contarão com uma gama de ações diferenciadas do segmento.